1 de mai. de 2011

Entrevista com Vera Lúcia Perilo (Julia)

Idade: 41 anos
Onde nasceu? Rio Claro-SP
Qual a sua profissão? Professora
Filhos? Se sim, quantos? Sim, 1.
Estado civil: Solteira.
Considera-se uma mulher forte? Sim, é o que a vida nos impõe, né?
Já foi discriminada por ser mulher? Não. Até onde me lembre, não.
Sente-se inferior ao sexo oposto? De forma alguma, não.
O que pensa sobre uma mulher à frente da presidência nacional? Penso que, assim como qualquer homem, a mulher tem exatamente as mesmas capacidades, desde que haja vontade de mudanças, empenho e apoio.
Conte-me um pouco da sua história; fatos interessantes que marcaram a sua trajetória.
Bem, ninguém nunca disse que a vida seria fácil. Aos quinze anos, perdi minha mãe. Como filha, mulher, já independente, criei os meus sete irmãos, a maioria pequenos,  ao lado do meu pai, que trabalhava de caminhoneiro.  Em determinada época da minha vida, ainda jovem,  sofri, pela segunda vez, a dor da perda: um irmão, num acidente de caminhão, com o meu pai. Isso desestruturou ainda mais a minha família; o meu patriarca quase perdeu o rumo. Mas nós precisávamos continuar, ainda havia seis irmãos que precisavam de nós. Um pouco mais tarde, ainda inocente, engravidei. Sozinha e com os meus irmãos, todos, já crescidos e criados, segui a minha vida, sem, jamais, me distanciar da família, minha base, desde o princípio de tudo. Foi difícil, uma outra perda. Um outro irmão,  tetraplégico, falecera de meningite. Outra vez me fortaleci.  Criei, assim como fiz com meus irmãos, a minha filha. Completamente sozinha. Eduquei-a e, apesar de todo o sofrimento, as dificuldades,  estou de pé. Acredito que existem bons e maus momentos. Nem tudo na vida são flores e nem todas as flores tem perfume e, ainda assim, nem todos os perfumes são agradáveis aos nossos olfatos.
Descreva-se em uma única palavra: Persistência.

Um comentário:

  1. Julia,
    Parabéns pela belíssima entrevista e história de vida. Com ela podemos mostrar que através das dificuldades da vida a mulher conquistou seu espaço na sociedade.
    Bjinhos
    Carol Florindo

    ResponderExcluir