28 de fev. de 2011

Clã Pitiwa?

Muita gente deve se perguntar de onde surgiu o nome CLÃ PITIWA. Eu mesma me perguntei durante muito tempo, pois as informações não eram sólidas. Mas na semana passada, depois de muito tempo sem ter contato, encontrei no MSN uma pessoa que poderia solucionar este mistério, então resolvi perguntar.

Sabemos que no Movimento Bandeirante (MB) o Ramo Guia (grupo de jovens de 15 a 21 anos) é composto por um ou mais clãs. A palavra CLÃ é de origem escocesa, fundamentada em laços de sangue que unem um conjunto de pessoas. Portanto esta simbologia dá a idéias de união, de partilha dos mesmos ideais, compromissos, direitos e deveres. E assim, no MB cada Clã escolhe seu nome apartir do momento da fundação do seu grupo.

Cada ramo (separação por faixa etária) tem um lema. Como no MB o Ramo Guia tem como principal característica o Serviço Comunitário surgiu o Lema SERVIR.

No Núcleo Cidade Azul não foi diferente. Ao conversar com Marcos Bezerra, um dos fundadores do nosso núcleo e  do clã questionei a origem do nome PITIWA, e ele me respondeu: " O nome do Clã foi pesquisado em um dicionário tupi-guarani na biblioteca do Gabinete de Leitura, provavelmente em meados de outubro de 1997 e significa Ajudar, Servir. Bom, vale lembrar que não tinhamos idéia que existe uma tradição dos nomes dos clãs serem uma homenagem a uma personalidade. Anos depois até se falou em mudar o nome para Clã Navarro de Andrade, mas não vingou".

Tradições à parte, o nome é forte e tem a cara do grupo. Particularmente, não vejo nome melhor para o Clã do Cidade Azul. E aposto que quem já fez parte deste grupo tem muitas histórias para contar... Mas isso é outra conversa!!


Caroline Florindo
Coordenadora do Ramo Guia

Nenhum comentário:

Postar um comentário